Recebi esta mensagem no meu e-mail alguns dias depois de regressar do Caminho de Santiago. Não conheço a pessoa mas ele quis compartilhar comigo e com muitos outros peregrinos as seguintes palavras:
———- Forwarded message ———-
From: Acacio da Paz <acaciopaz@yahoo.com.br>
Date: 04/05/2006 10:41
Subject: PEREGRINOS DEL CAMINO
To: contato@awake.com.br, cg_inno@hotmail.com, carmenjoya@hotmail.com , lena_olaso@yahoo.com.br, william_antonioli@albint.com, danielclcosta@ig.com.br , antonio_timoteo@yahoo.com.br, pcordeirosantos@uol.com.br, homerorui@uol.com.br, beldigiovanny@ig.com.br, yonga@terra.com.br, fbarqueta@hotmail.com, carloseduardo@lippelengenharia.com.br, paulotarso12@hotmail.com, lucianodinatale2000@yahoo.com.br, pacharelo@hotmail.com, wfirpo@gmail.com, vieira.giuliano@gmail.com, nilsonmenezes@terra.com.br , alesouza_bsb@hotmail.com, joao.tobias@deten.com.br, dr.adaof@uolcom.br, marviane@ig.com.br, mazocardoso@terra.com.br, jefferbedram@bol.com.br
Cc: asantos_afs@hotmail.com , tereof@bol.com.br, tiolico05@yahoo.com.br, luizroberto@corcovado.com.br, cb_domingues@hotmail.com, libakarnopp@yahoo.com.br, jotamelo@bol.com.br, irenefagundes@gmail.com , veiolobo@yahoo.com, bralha@globo.com, nau4@terra.com.br, marcelomigotto@yahoo.com.br, emirhickmann@gmail.com, renato_prado@hotmail.com, tvpassos@inter-via.com , vilma.reis@jfpe.gov.br, luzamorosa.bea@gmail.com, manoel.filgueira@uol.com.br , salomonstf@yahoo.com.br, ytakata@ig.com.br, eleazarl@brturbo.com.br, isabel.faria@ijm.pt, war_ley@hotmail.com, analucia.santanna@yahoo.com.br, jcbarbosamail@hotmail.com , vinavale@hotmail.com, mdonato.@tce.sp.gov.br, jarimbau@gmail.com, emidiocardoso@hotmail.com, jhonnyc@greco.com.br, gildosrios@bol.com.br, magda_vgb@yahoo.com.br , alexandrecalmon@yahoo.com, celsoluiz_costa@hotmail.com, thali1960@hotmail.com , jrdl@uol.com.br, evaldogabriel@yahoo.com.br, elian@hotmail.com, ninar2@ig.com.br, jobat27841@yahoo.com.br, paulor100@gmail.com

 

Queridos amigos peregrinos.
Acompanho a listas dos que estão embarcando, dos que sonham em vir, e dos que esperam o dia para embarcar. Muitos buscam vir em grupos, buscam companhia e a maioria informações.
 
O que dizer? Pensei bastante antes de escrever alguma coisa a vocês peregrinos amigos. Alguns já me conhecem e outros não. Invadir assim seus e-mail e dizer alguma palavra amiga para facilitar seus caminhos é uma intromissão de minha parte e por isso peço desculpa a todos antes mesmo de começarem a ler o que busco transmitir a todos vocês.
Aos amigos Portugueses que escrevem, venham tranquilos aqui é um outro lugar somente estando aqui poderam perceber de perto a magia secreta do caminho de Santiago.
 
Falar de que cada sonho pode ser uma realidade e que nada é uma utopia. Basta pensar em querer chegar até aqui que existe alguma força que os permite chegar. Saber de que o caminho de Santiago é algo tão misterioso que não existe uma explicação. O Caminho começa desde o primeiro instante que cada um decide caminhar. Não existe Kilometros e nem distancia para caminhar. O Início e o Fim são metáforas. São tantas coisas que nos levam a crer IMPOSSÍVEL. Mas afirmo de que nada é tão impossível assim. Aos que buscam grupos, relaxem e venha aqui ninguém caminha sozinho. Os que sonham, orem e peçam que à hora de cada um como um milagre chegará a seu momento. Os que esperam descansem e agradeçam desde já a chamada que cada um escutou.
Somos todos peregrinos e merecemos estar aqui. Mas, paciência para a hora de cada um. Pode ser que para um de vocês demore bastante e para outros sejam assim de repente. Assim é o caminho o antes o durante e o depois.
Obrigado a vocês por compartirem este tempo comigo.
 
O Caminho para 2006
Acacio da Paz
 
 
O que comparto é o que ainda estou concluindo sobre este misterioso caminho. Depois de algum tempo buscando respostas a algumas perguntas de peregrin@s que por aqui passam.  Mesas compartidas durante horas madrugadas; copas de vinho la Rioja; chorizos e rujos. Despedidas; saudades; sorrisos e lágrimas, histórias de quem faz o caminho existir: O PEREGRIN@. Escrevo testemunhos e coloco no ar ao universo estrelar; ao caminho virtual; ao mundo peregrino; a todos os peregrinos que já fizeram; aos que ainda vão chegar; e para aqueles que comparti este lindo caminho.
Gracias a todos vocês!
Espero vocês para continuar esta conversa no nosso Refúgio em Vilória de Rioja.
 
 
 "O conceito de peregrinação é utilizado em todas as culturas de forma alegórica para expressar a semelhança entre a viagem física do indivíduo para venerar um lugar sagrado e a viagem espiritual que este deve seguir em sua vida. A alegoria é uma forma de comunicação simbólica, na qual um feito real, um recurso visual ou escrito é somente aparente e contém outro significado de caráter distinto e oculto, às vezes compreensível somente por um grupo reduzido de pessoas."
O Caminho de Santiago é um simbolismo do caminho interno que os homens devem recorrer para despertar a consciência dormida através do caminho iniciático pela natureza, que conduz os seres humanos através da espiritualidade; formando uma vivência junto a ela, a conseguir nossa auto-realizaçáo.

O Caminho de Santiago une os dois extremos nas almas. Assim podemos considerar que o Caminho de Santiago é uma forma de íntima entrega.

A energia telúrica que existe no Caminho permite o encontro com a nossa alma proporcionando o encontro com o físico e o espírito, mediante o aprofundamento e proteção do exterior, com recolhimento interior de sua alma (mostrando a mente nossa missão com a nossa alma).

Quem não é correto de alma não encontrará o caminho. Caminhar pelos portais da iniciação; entrando em uma a uma das 7 ou 8 portas do caminho, abrindo-as, descobrindo-as no que ficou atrás e o que está a frente das sendas estrelares, permitirá você ter um melhor contato com sua própria essência , com seu próprio EU.

Frases de alguns testemunhos:

Muitas coisas podem mudar no seu caminho; o sonho Não, os amigos Nunca. Caminhe para reencontrar seus amigos, "unidos pelo caminho jamais separados".

– Caminhe com seu novo amigo VOCE MESMO.

– Todos somos caminhantes, sabedores que o caminho mais sublime é o que reside dentro de nós.

– O sentir se traduziu em expressão racional. Assim caminhamos sentindo novas sensações e emoções nos encontros. Ative os sentidos.

 
"…quantos caminhos um homem deve andar p/ que seja aceite como homem". Vivo me perdendo tentando acertar, acho que essa longa caminhada seria um grande encontro comigo mesma"
 
Sei que nos encontramos no passado distante e o nosso destino é o aprender e aprender, com o auxílio daqueles que está circunstancialmente ao nosso redor.
Seu coração é seu guia e a fé te conduzirá
 
Quando eu Acácio repito o caminho, me esqueço da minha experiência antiga, por quê? O caminho é o encontro diário do perdão dentro de meu coração. Em cada curva encontro um amig@, em cada árvore a lembrança de que este amig@ estará novamente aqui. Em cada fonte a sede é saceada e este amig@ continuará aqui me esperando mais uma vez em mais um Caminho. Reencontros e mais um Adeus. Mais um regalo de Deus. Aproveitem seus amigos del camino.

O Caminho é purificação; fica difícil passar por ele sem ser peregrino.

Não esqueçam de ser peregrino e de não ter vergonha de sê-lo.
Quando comparto as perguntas e respostas sobre o que levar, como se preparar etc., pergunto-me? É necessário preparar-se para tanto? Escute com atenção a todas as dicas de todos, mas sinta dentro de você o que seu coração quer dizer.

O peregrino passa por diversas transformações anímicas pelo fato de sua alma, afinada pela receptividade, oração e meditação ao caminhar, passando por lugares de energias… Esta energia existe em toda parte onde encontramos: calor- vida – luz e som.

Contudo observamos ¡¡¡???…

Quando vamos ao caminho somente para VISITAR amigos esta energia sentida é diferente de quando estamos nele durante o tempo da peregrinação. É uma sensação estranha estar no caminho por alguns dias e depois voltar para onde estamos. Fica algo perdido no ar, a sensação de ter entrado em um lugar que não tínhamos que sair mais. A preparação é importante quando temos que interagir dentro deste Caminho Sagrado. A essência dos mistérios torna-se exotérica, no bom sentido da palavra; tudo o que até então vivia no íntimo é agora edificado. Ter a consciência dele é onde esquecemos e não providenciamos esta preparação.

 
 
Os Albergues:
Muitos mais albergues nestes 2006 pelo caminho. Muitas flechas amarelas indicando o caminho a percorrer. Muitas normas, guias, peregrinos (?). O que deve ser feito e como deve ser. Sugerências para melhorar na visão de cada um. As portas estão abertas para todos; La puerta se abre a todos, enfermos y sanos. No sólo a católicos, sino también a paganos, judios, herejes, ociosos y vanos. Y, por dicirlo brevemente, a buenos y profanos.

Críticas construtivas, novas normas, por quês? Assim é o caminho e assim sempre será.

O espírito Jacobeo deve continuar e deve ser para aqueles que buscam as respostas deste solo sagrado, escutando o chamado e caminhando onde temos que ir; mais certamente nunca vai ter um lugar para chegar e nunca será possível ter a verdadeira VERDADE deste Caminho.

 
Na Galícia:
Onde existe a atuação da supernatureza. Neste caminho o peregrino se expõe a espiritualidade da natureza, perceptível tanto antes como hoje: você pode presenciar os gnomos nas montanhas, as salamandras no calor tórrido nas sendas del camino, e as ondinas na umidade da Galícia (no sentido simbólico).

Contemple o que você encontrar…reverencie o que a natureza te oferece. Pare e fique reproduzindo a sua própria vivência astral por estes caminhos a fim de alcançar a certa calma, vivenciando a transformação dos motivos por estar aqui.

Finisterre:

O fim do mundo físico. Depois de ter percorrido o caminho das forças planetárias, o peregrino é conduzido ao Grande Oceano, que ele vivencia anteriormente com o Mar entérico onde estão contidos o UNIVERSO, os Planetas e a Terra. É a 2º vivencia que passa o Peregrino ao chegar ao Oceano.

Chegar ao fim do mundo significa chegar ao fim do mundo conhecido.

Ter vivenciado o oceano de modo plenamente físico, depois de ter percorrido a espiritualidade da natureza, tendo por fim, na Galícia imergido na substância aquática das ondinas, vivenciando a transição do éter cósmico.

O que percebemos interiormente ao Peregrinar, em contemplação, de imagem em imagem e de imaginação em imaginação. Vivenciar agora com a essência do espírito do mar abrindo-se em sua frente: o mar etéreo é o essencial confluído.

– Peregrinos do Brasil e de Portugal nestes 2006; Venham com tranqüilidade, devagar, sem peso, sem pressa… Peregrinar não é o mesmo do que caminhar.

Um super beijo para todos e para os que estão chegando em 2006. E aos que em 2007 sonham em estar aqui. Até breve amigos.

ULTREYA Y SUSEIA.
Gostaria de poder estar com todos vocês em seus caminhos. Mas saibam de que aqui é a casa de cada um de vocês. Se estiverem perdidos aqui tem um ombro amigo brasileiro.

Nosso telefone para o que fizer falta a todos vocês está a disposição: 0034 – 679.941.123 – Acacio & Orietta

Os símbolos não morrem jamais. É, todavia a necessidade humana de ser os mesmos, se continuam buscando espadas e Graals por muitos séculos até chegar onde temos que chegar…?¿
 
 
Bibliografia básica:
Ajuda indispensável de várias páginas da Internet
Manfred Schmidt-Brabant – Caminhos estelares
Autor: LÓPEZ CABALLERO, A.
Título: "Función Social del Rito en la Tribu Urbana"

Simbologias que estão no Caminho:
Espada
– símbolo de força e liberdade e da coragem viril.
Representa o poder da Luz frente as neblas.
Poder ao mesmo tempo do SOL – do ponto de vista do princípio masculino ativo e com referência aos raios solares que brilham como espadas. Por vezes era símbolo fálico.
Como instrumento cortante simboliza a decisão, a separação entre o bem e o mal e também a justiça.
No sentido esotérico, asocia-se aos signos de Ar, que é a Inteligência racional.

O as de Espadas é o espírito ao alento primogênito, a alma e sua qualidade de percepção mental, a depuração do impulso e da sensualidade.

O graal é o as de copas a tétrade de elementos, aportando água, e os fluídos vetais: que é o sangue, o vinho que simboliza os sentimentos, a alma intuitiva, conhecimentos fecundos.
Era acessível somente ao homem puro e conseqüentemente também símbolo dos mais altos graus de desenvolvimento espiritual, depois da provação de aventuras espirituais.

Um cavaleiro do templo são Dois: o que está vivo e o outro ser humano supra-sensível que continua atuando nele – o guardião do Graal.

 
Aos peregrinos que partem de Portugal, também há grupos organizados a partir de Braga, procurem no www.google.com, Grupo Jacobeus.
Acacio da Paz.
22-01-2006
Refúgio de Peregrinos & Centros de Estudos
Acacio & Orietta

Calle Bajera,31
09259 – Vilória de Rioja 
Burgos – España
(0034) 679.941.123 – 646.655.094

  
Refúgio Acacio & Orietta – Vilória de Rioja
Um lugar de responsabilidade social..e voce… ?
www.caminhodosol.org
www.caminhodesantiago.com  
www.caminhodesantiago.org.br